quarta-feira, 24 de abril de 2013

Joelho, dores, o que fazer?

Joelho, joelho meu, tem joelho que dói mais do que o meu? Parece uma piadinha (bem sem graça devo ressaltar), mas, muitas pessoas inclusive este que vos escreve, sofre com essa articulação!
Apesar de muito terrorismo, essa articulação é muito forte e resistente a vários tipos de impacto e estímulos. Porém, essa mesma articulação sofre quando os estímulos enviados são feitos de forma incorreta. O que eu quero dizer com isso? Simples. Todos exercícios para os membros superiores e inferiores seguem normas de biomecânica (bio = Vida, mecânica = Movimento), que em exemplo simples, devem seguir aquilo que o corpo humano foi criado para fazer e resistir, movimentação padrão para que os movimentos sejam adequados para a obtenção dos objetivos que os exercícios proporcionam.
O que geralmente acontece com o joelho para o aparecimento de lesões são, além da falta de exercícios físicos de fortalecimento alguns dos itens abaixo:
1.      Processo inflamatório (devido a movimentos que não seguem as normas de biomecânica, impactos e lesão);
2.      Falta de trabalho anaeróbio (musculação) sistematizado, visando fortalecimento de toda a estrutura de coxa e perna (entenda perna como panturrilha);
3.      Exercícios executados com sobrecarga acima dos níveis aceitados pela articulação e grupos musculares envolvidos;
4.      Encurtamento muscular (causador de pinçamento, contração e relaxamento muscular, causando movimentação irregular dos músculos, provocando dor);
5.      Uso de tênis e/ou calçado inadequado para a prática de exercícios ou de pisada inadequada;
6.      Sobrepeso.
Com frequência, observo muitos entusiastas e atletas de corrida de rua ou velocistas, alegarem dores na articulação do joelho, mas a maioria não faz trabalhos de fortalecimento dos músculos que envolvem essa articulação em especial o bíceps femoral e quadríceps. A falta de alongamento também pode ser uma causa de lesões e dores no joelho, pois, quando o músculo está curto por demasiado, poderá responder de forma retardada ao estímulo, resultando em uma contração muscular inadequada ou relaxamento da mesma, resultando em irregularidade de movimento provocando assim dor devido a pinçamento do osso com o músculo ou até mesmo do osso com as bolsas sinoviais.
Uma patologia comum dentre os afetados por dores no joelho é o famoso “Joelho de Corredor”. A causa dessa patologia citada anteriormente, causa muita dor na região da articulação do joelho. Uma dor que pode ser definida em vários níveis de intensidade e que muitas vezes a dor se “movimenta” por toda região do joelho e na região posterior chama de Fossa Poplítea, causando incômodo na flexão e também na flexão do joelho.
Dor no joelho, geralmente aparecem nessa região

Um conselho interessante a todos aqueles que sofrem do dores no joelho é primeiramente buscar ajuda do médico Ortopedista especialista em joelho e solicitar um exame de ressonância magnética, visando identificar o tipo de lesão e as estruturas lesionadas. Caso haja necessidade, busca auxílio do profissional Fisioterapeuta, pois, só ele tem competência para auxiliar na recuperação. Não é aconselhável iniciar treinamento de fortalecimento ou treinos que envolvam tal estrutura estando em situação de lesão.

Alguns alongamentos básicos para evitar dores nos joelhos causadas por encurtamento muscular

Uma das grandes jogadas para recuperação é, claro, além da reabilitação com supervisão de ortopedista e fisioterapeuta, é o fortalecimento das regiões envolvidas no processo de lesão. Vou exemplificar melhor. Geralmente, joelhos de corredor acontecem por deficiência no quadríceps (região anterior da coxa) e também do bíceps femoral (região posterior da coxa), então, dependendo do nível e gravidade da lesão, o simples trabalho de fortalecimento de membros inferiores, respeitando claro os níveis de dor, recuperação da lesão, isso significa que reduzir a princípio a amplitude do movimento durante o exercício, pode ser uma opção para evitar dores tardias e agravo da lesão, caso a carga esteja demasiada alta.
Impossível afirmar qual é o melhor tratamento para o joelho. Vários tipos de lesão podem acontecer por vários tipos de causas, e por isso, seria um equívoco grande afirmar que só exercício, remédios ou reabilitação servem de cura, o ideal é, como já citado anteriormente, busca auxílio de profissionais capacitados e especialistas para análise da situação e posteriormente a prescrição do processo de reabilitação.
Vocês se lembram do artigo de ontem sobre os tipos de calçado certo? Então, utilizar um calçado inadequado pode provocar uma sobrecarga na articulação do joelho, uma vez que, não há estabilidade adequada quando utilizamos calçados inadequados para realização de exercícios e a prática de esportes! Então, fique de olho!
Por fim, o sobrepeso. Uma das causas mais comuns para sobrecarga do joelho. Pense comigo, apesar do joelho ser muito resistente, ele foi feito e se adapta progressivamente para resistir aos impactos de acordo com a massa corporal, porém, o ganho de peso pode ser um fator crítico para as dores no joelho, pois apesar da adaptação, tudo tem um limite no corpo, e essa adaptação também. Então, fique de olho novamente! Busque auxílio do profissional Nutricionista para manter o peso certinho ok?
É isso por hoje, amanhã eu volto com o dia 6 do diário de bordo que hoje não deu para postar ok? Forte abraço para todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário