terça-feira, 16 de abril de 2013

Monitores Cardíacos! Qual sua função?

Amigos e amigas! De quando em vez pessoas me abordam para perguntar a razão de eu sempre estar usando sutiã durante os treinos e não tirar os olhos do meu relógio. A verdade é que eu não uso sutiã e sim, eu não tiro os olhos do meu relógio que na verdade é um receptor, conhecido por “Monitor Cardíaco” ou “Frequencímetro”, e o sutiã nada mais é que a fita que transmite para o receptor a frequência cardíaca a todo momento.
Afinal de contas, qual a importância do monitor cardíaco? Simples, vou fazer uma breve explicação e vocês vão perceber que o uso do monitor é obrigatório!
Primeiro de tudo, independente dos objetivos, seja para eliminar gordura ou hipertrofia ou ganho de condicionamento cardiorrespiratório, tudo depende da manutenção da frequência cardíaca. Para que a queima de gordura seja aprimorada, o ideal é manter a frequência cardíaca em até 70% da frequência cardíaca máxima (que por sinal é diferente para cada indivíduo) pelo maior tempo possível, forçando o organismo a utilizar a gordura como substrato energético.
Outra vantagem de se ter um monitor cardíaco é saber quantas quilocalorias e gramas de gordura você consumiu durante o treino. Não são todos que tem essa função, mas não se preocupe, existem aparelhos acessíveis que possuem essa função. Tenho que escrever também que, existem monitores extremamente avançados que possuem GPS integrado! Sim, você pode saber a distância, tempo, velocidade média e até ver o percurso percorrido! Mas estes equipamentos custam muito dinheiro aqui no Brasil.
Outra ideia interessante é utilizar o aplicativo Nike+ disponível para os sistemas móveis iOS e Android. Com auxílio de um equipamento extra, ele também faz a função de monitor cardíaco, o custo não é tão alto, mas é necessário um aparelho celular com internet e GPS integrado.
Vou mostrar alguns modelos que acho interessantes para começar.


Oregon SE128 e Beurer PM25 são os monitores mais em conta no mercado e com muitas funções.

Kit Nike+, extremamente útil e versátil, mas não custa tão barato aqui no Brasil.

Por fim meus amigos, o monitor cardíaco não é uma moda ou para mostrar status. É uma poderosa ferramenta, principalmente para pessoas cardiopatas, que não podem fazer exercícios com intensidade alta ou com frequência cardíaca constantemente elevada, uma ferramenta que não custa tanto e ajuda a manter o controle dos treinos e da saúde!
A minha dica é, procure o seu Personal Trainer e peça orientação para adquirir um monitor cardíaco, você só tem a ganhar!

Um comentário:

  1. Oieeee...
    Que ótimo seu blog, estou por dentro de seus treinos agora!!! Também quero um monitor cardíaco... Nunca sei quando estou queimando gordura como você ja havia me explicado. Onde posso encontrar com preço em conta é claro rsrs...
    Beijos e sucesso!!!!!

    ResponderExcluir